Juniores A

Juniores A

segunda-feira, 4 de junho de 2012


SISTEMA INTEGRADO DE EMERGÊNCIA MÉDICA


Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), consiste num conjunto de meios eacções que se desenrola desde que ocorre a situação de emergência até que a vítima recebao tratamento adequado á sua situação. Estas acções podem ser extra-hospitalares,hospitalares e inter-hospitalares, sendo realizadas com intervenção activa da comunidade demodo a possibilitar uma acção rápida e eficaz em situações de doença súbita, acidentes ecatástrofes.

DETECÇÃO:
Consiste no momento em que alguém se apercebe de um acidente ou doença súbita. Ex.: criança que se encontra com epistáxis (hemorragia do nariz)

PROTECÇÃO:
Corresponde a ações a desenvolver, com a finalidade de evitar que a situação de emergência se agrave. Ex.: segurança da vítima, local

ALERTA:
É a fase em que se contacta os meios de socorro,
Número Europeu de Socorro –112.
A comunicação deve constar de:
Identificação do próprio;

Local da ocorrência;

O que aconteceu;

Sexo e idade da criança;

Sinais e sintomas da criança.

PRÉ SOCORRO:
Consiste num conjunto de ações que se podem fazer até chegar o socorro. Ex.: não mexer na criança, caso ela tenha caído de uma altura superior á dela.


SOCORRO:
Corresponde ao tratamento inicial efetuado á vítima, por pessoas habilitadas, como TAT, TAS, Médicos, Enfermeiros, entre outros, com o objetivo de estabilizar a vítima, diminuindo assim a mortalidade.


TRANSPORTE:
Consiste no transporte da vítima desde o local da ocorrência até á Unidade Hospitalarmais adequada.