Juniores A

Juniores A

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A estrutura humana

O que está dentro do corpo?
O teu corpo é uma máquina muito complicada. É constituído por milhares de partes diferentes, todas bem encaixadas debaixo da pele. As partes do corpo importantes, como os músculos, ossos e outros órgãos, são controladas pelos nervos e alimentadas por canais que transportam o sangue até elas. Estas partes do corpo trabalham dia e noite sem parar para te manter vivo, te dar energia e fazer-te crescer.
Porque temos ossos?
Existem mais de 206 ossos dentro de nós e todos unidos formam o esqueleto. O esqueleto dá ao teu corpo suporte e forma – os órgãos mais importantes do corpo são protegidos por ossos. Os ossos têm diferentes tamanhos e formatos, dependendo do peso que suportam e do trabalho que fazem.
O maior osso do nosso corpo é o fémur. Ele encontra-se na perna e suporta o peso do corpo.
Quase metade dos ossos está nas mãos, pés, pulsos e tornozelos.
A maioria dos ossos está ligada por articulações, permitindo que estes se movam em várias direcções.
Mas os ossos não têm sempre o mesmo tamanho. Quando se é criança, os ossos crescem depressa, mas nem todos crescem ao mesmo tempo – eles acompanham o crescimento de outros órgãos. Por exemplo, os bebés têm um cérebro grande e por isso os ossos do crânio são maiores que os da face. À medida que vamos crescendo, o crânio cresce mais um pouco, mas os ossos da face crescem mais. As diferentes partes do corpo crescem em tempos diferentes, por isso mudam lentamente de forma à medida que se cresce. A maioria das pessoas deixa de crescer por volta dos 18 ou 20 anos.