Juniores A

Juniores A

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tipificação das instalações

            As instalações desportivas podem ser classificadas segundo quatro variáveis, isto é o tipo, o sector, a cobertura e a modalidade.

            No que respeita ao tipo, as instalações de que a Associação Andebol de Aveiro dispõe para a prática do Andebol são tipo pequenos jogo, ou seja, os pavilhões.

            Neste tipo existem dois grupos:

- ≥(40x20):trata-se de instalações desportivas cujo comprimento é maior ou igual a 40 metros e a largura é maior ou igual a 20 metros;

- <(40 x 20): trata-se de instalações desportivas cujo comprimento é menor que 40 metros e a largura é menor que 20 metros.

             Um pavilhão desportivo, é uma instalação coberta que permite a prática de uma ou várias modalidades desportivas. É um espaço coberto, com capacidade para acolher um grande número de espectadores e dotado de elevada flexibilidade, de modo a permitir a realização de eventos desportivos de diversas modalidades, bem como eventos de outra natureza.

            Quanto ao sector, a associação dispõe de instalações para a prática federada e a pratica de recreação/formação da modalidade. Assim, as federadas abrangem todas as instalações onde se podem efetuar competições de caracter oficial - formal.

As instalações de prática de recreação/formação circunscrevem as instalações onde não se pode efetuar as competições de carácter oficial – informal.

            Na maior parte das instalações, a Associação é constituída por instalações cobertas. Estas, são todas aquelas que têm cobertura, ou seja, as instalações que pertencem ao tipo das salas de desporto.

            Os clubes filiados na Associação Andebol de Aveiro, apresentam instalações cobertas para a prática das competições.


sábado, 26 de maio de 2012


Notas metodológicas

Estrutura e Hierarquia dos Espaços de Atividade Física e Desportiva


·         Os equipamentos de base recreativa correspondem os espaços de recreação, jogos infantis e jogos tradicionais.
·         Quanto aos formativos, está associado os espaços de formação e recreação.

·         Os equipamentos especiais especializados dizem respeito aos de formação especializada e atividades específicas

·   Os de espetáculo consistem nos de competição ao alto nível.
Os equipamentos de base formativos têm uma maior polivalência, comparativamente com os de base recreativos, uma vez que se adequam mais ao processo de treino desportivo e às atividades físicas organizadas. Muitos deles permitem também a realização de competições desportivas, sobretudo nos escalões mais baixos.
           
As tipologias que integram esta categoria são os grandes campos de jogos, as pistas de atletismo, os pavilhões polidesportivos, os polidesportivos exteriores, os campos de ténis, as salas polivalentes e as piscinas desportivas.


quarta-feira, 2 de maio de 2012


Conceitos abordados nas aulas de ODD

Instalação desportiva: compreende um ou mais equipamentos desportivos, os anexos funcionais e todas as infraestruturas de apoio à atividade desenvolvida (ex.: sedes, salas de apoio, etc.).



Recinto desportivo: É toda a área de prática desportiva



Equipamento desportivo: representa uma unidade desportiva de qualquer tipo, que permite a prática de uma ou várias modalidades.



Complexo desportivo: É todo o conjunto de instalações e/ou recintos desportivos de vários tipos.



Complexo integrado: como complemento dar-se-á a definição de complexo integrado a todo o complexo desportivo com instalações não desportivas (escolas, restaurantes, serviços de saúde, etc.)



Instituições que fomentam a prática desportiva: consideraram-se aqui quer as instituições cuja atividade principal se prende com a promoção, a gestão e/ou prática de atividades desportivas, quer as entidades gestoras e/ou proprietárias de instalações e equipamentos desportivos.



Complexo desportivo: é todo o conjunto de instalações e/ou recintos desportivos de vários tipos



Atlas desportivo: Trata-se de um documento que tem como objetivo permitir o conhecimento da situação desportiva de uma Associação Desportiva da Região. Este contém o cadastro e o registo de dados indicadores que permitem o conhecimento dos diversos fatores de desenvolvimento.



Associações desportivas: Apoiam os clubes da área geográfica a que respeitam. Intervêm ao nível do regulamento, organização e orientação de provas/competições desportivas numa determinada zona (caracter regional).Têm obrigações quanto ao desenvolvimento da modalidade desportiva, mas também na formação de técnicos, juízes, dirigentes, etc. Fazem o elo de ligação entre os clubes e a respetiva federação e vice-versa.